![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimaRQfw7gCiUssB6pZATLSisfxbqIrcy1nS62OqUiJ7P8lyKCCeRDMNx_a4Tf93sYTqL6W6TlFLHg6Pru7t6PaABHL9DTyuuTPMQgwKgay640yFUfjzWwq5zEHSvVCbZABvDQvluqY0wA/s320/elizabeth+bathory.jpg)
A imagem dos vampiros como são conhecidos hoje -humanizados e sedutores- começou a ser construída na idade média e ganhou força no século 18, principalmente nos paises da Europa Central, como Hungria,Polônia, Sérvia e Romênia.Antes disso, vampiros eram geralmente descritos como monstros horriveis.
Em parte, a responsabilidade pela mudança de imagem foi a publicação de uma série de obras literárias e a respeito do assunto.No entanto esses escritores do século 18 se inspiraram em histórias reais.O que eles fizeram foi fantasiar fatos registrados por toda a Europa em sua época. Além de Vlad, outras figuras sanguinárias ajudaram a dar fundamento aos romances.Entre elas, ficou famosa a condessa bulgária Elizabeth Bathory,(foto à cima) que se banhava no sangue de suas vítimas! Também ''epidemias'' (ataques seguidos) atribuídos a mortos-vivos sedentos por sangue foram registradas em muitos países.Os casos de vampirismo ''reais'' ou registrados oficialmente diminuiriam bastante a partir do século 20, mas nunca foram totalmente esquecidos. Prova disso é que há cientistas que estudam o assunto, cada vez mais atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário